Muita gente acredita que comprar um imóvel basta estar atento à localização, valor, tamanho e outros detalhes práticos, que são os que verdadeiramente interessam ao comprador.

Entretanto, o processo envolve outras etapas que, se não resolvidas corretamente, podem gerar complicações no futuro ou, até mesmo, impedir a compra da propriedade. Estamos falando dos aspectos mais burocráticos que estão ligados à parte financeira, jurídica, administrativa e operacional.

Nesse momento, é muito comum enfrentar dificuldades em separar os documentos e resolver as obrigações, afinal, é necessário um certo conhecimento que, geralmente, o comprador não tem.

Por isso, cada vez mais as pessoas estão buscando a ajuda de uma imobiliária, para contar com a experiência e conhecimento desde a fase inicial, que consiste desde a busca do imóvel até os trâmites necessários para finalizar a compra.

Ainda está em dúvida se vale a pena comprar uma casa pela imobiliária? A seguir, mostramos os motivos que você deve considerar para buscar auxílio especializado. Continue a leitura para conferir!

Faz a avaliação correta do imóvel

Alguns proprietários colocam os valores dos imóveis que não são condizentes com a realidade dele. E essa é uma das maiores vantagens em comprar uma casa pela imobiliária.

Isso porque o profissional sabe fazer a correta avaliação da casa, considerando aspectos importantes e que, provavelmente, você não consideraria, como metragem, acabamento, topografia e até mesmo a situação econômica do país e o seu poder de compra. Ou seja, ele fará uma avaliação justa da propriedade, de forma que fique vantajoso para ambos os lados.

Busca as melhores oportunidades

Com a rotina corrida e atribulada, falta tempo para se dedicar a encontrar a casa que deseja. Quem opta pela compra sem intermediários, pode demorar muito mais para fechar negócio, pois é realmente difícil conciliar os compromissos pessoais e profissionais.

A imobiliária também ajuda muito nesses casos, já que o comprador não precisa ficar buscando imóveis, pois o próprio corretor faz esse trabalho, levando as melhores opções de acordo com suas necessidades e preferencias.

Aliás, os profissionais possuem um mailing especificando todas as características de cada imóvel. Desse modo, o “leque” de oportunidades é maior, facilitando a escolha do comprador.

Ajuda na negociação

Um dos grandes diferenciais em comprar uma casa pela imobiliária é, com certeza, contar com  poder de negociação e persuasão do corretor. Mesmo que você tenha habilidades de venda, é bem diferente quando se tem conhecimentos mais profundos a respeito do assunto para conseguir negociar uma melhor proposta.

Além disso, o profissional impede também que você compre uma propriedade que parece vantajosa em um primeiro momento, mas pode oferecer problemas futuros.

Auxilia nos aspectos burocráticos

Comprar um imóvel é coisa séria e, por isso, o processo é bastante burocrático. Na fase de conclusão do negócio, o comprador e proprietário do imóvel precisam dispor de uma série de documentos importantes, como certidões, atestados, entre outros registros que comprovem a idoneidade de ambas as partes e concretizem os trâmites burocráticos.

Se você não é advogado ou não está habituado a esse tipo de operação, essa etapa pode ser uma das mais complicadas, pois o risco de deixar passar prazos e esquecer documentos indispensáveis é grande, atrasando todo o negócio.

Ao comprar uma casa pela imobiliária, você conta com a experiência necessária de profissionais que lhe ajudam a providenciar a documentação correta e analisam também se está tudo certo com a outra parte. Assim, a transação imobiliária é bem mais rápida e com muito mais segurança.

Facilita o processo de financiamento

Acabamos de falar a respeito dos aspectos burocráticos, contudo, é importante destacar que boa parte dos compradores buscam um financiamento imobiliário para comprar um imóvel, sendo, muitas vezes, uma etapa complicada.

A imobiliária também ajuda nesse processo, pois orienta na documentação, inclusive, a como usar o FGTS na operação correta, além de indicar as melhores alternativas, levando em consideração sua renda e necessidades para conseguir o crédito de forma mais rápida e segura.

Vale ressaltar que a aprovação depende dos critérios do banco, mas o auxílio da imobiliária é essencial para lhe deixar melhor preparado.

Acompanha na visitação aos imóveis

O momento de visitar os imóveis é uma das partes mais empolgantes na hora de comprar uma casa, não é mesmo? Mas é também uma etapa que precisa ser feita com muita atenção. Para quem não tem muito conhecimento, é natural analisar a propriedade de forma geral, sem se atentar aos detalhes importantes.

Com um profissional na área, a experiência na visitação dos imóveis é muito mais rica. Isso porque ele lhe ajuda a entender aspectos essenciais que devem ser avaliados antes de tomar uma decisão, como a situação da construção, por exemplo.

Outra vantagem de comprar uma casa pela imobiliária, é que ela realiza uma vistoria, principalmente em imóveis usados, antes de você fechar negócio, verificando as instalações do local e quais são as condições reais da propriedade.

Prestação de serviços adicionais

Atualmente, já existem algumas imobiliárias que tem parcerias com as principais instituições financeiras, fornecendo serviços adicionais — que normalmente são contratados separadamente — para facilitar a compra e venda de imóveis, como os despachantes e instituições financeiras para aprovação de crédito.

Com essa união é possível otimizar os processos, fazendo tudo em um só lugar. Sem contar com a segurança de poder ter o apoio profissional em todas as etapas.

Participa da conclusão do negócio

Tudo certo: imóvel escolhido, negociação feita e documentação agilizada! Agora falta a etapa de transação e pagamento. Como o comprador, na maioria das vezes, não sabe lidar com grandes valores, os golpes e prejuízos são recorrentes.

Por isso, o auxílio de uma imobiliária é fundamental para garantir que tudo o que foi acordado será cumprido. Somente depois de averiguar que tudo está certo, é que a imobiliária recebe sua parte da assessoria prestada.

Viu como comprar uma casa pela imobiliária pode facilitar, e muito, todas as etapas envolvidas? Com a assessoria certa, você consegue encontrar o imóvel dos seus sonhos com mais tranquilidade e segurança!

Fonte:MOVING