João é um tubarão. Ele é o melhor corretor na imobiliária na qual trabalha batendo metas mês a mês e se destacando do restante da equipe, que também é composta por outros profissionais de alto nível.

Qual a diferença básica entre João e o restante da equipe para que ele se destaque tanto? João descobriu, há algum tempo, a importância de conhecer seu cliente e manter um relacionamento com ele.

Você quer que todo o seu time de vendas seja tão bom quanto é o João com os seus clientes? Então, preparamos um texto incrível para mostrar para você o que é e como utilizar o marketing de relacionamento ao seu favor. Confira!

O que é marketing de relacionamento

Marketing de relacionamento é uma estratégia na qual se constrói a fidelização do cliente por meio da busca do conhecimento pelas suas preferências e melhorando a sua experiência com a sua marca.

Ela não pode ser considerada apenas uma busca por mais clientes e sim uma estratégia completa que envolve conhecer melhor os consumidores, construir a marca, criar autoridade no mercado, fidelizar os compradores e vender mais.

Um dos principais objetivos dessa estratégia é fazer com que os seus consumidores acabem por se tornar os principais defensores de sua marca no mercado, agindo como evangelizadores e promovendo a sua empresa.

Outro objetivo claro desse tipo de estratégia é a obtenção de um reconhecimento no mercado como uma autoridade no assunto. Sendo assim, clientes e prospects tenderão a procurar a sua imobiliária sempre que necessitarem de serviços prestados por você e sua equipe.

Dentro do setor imobiliário, o objetivo é conhecer da melhor forma o seu cliente para oferecer a ele um serviço personalizado, fazendo com que ele se sinta especial e indique os seus corretores. Para atingir esse objetivo é preciso dedicação e atenção às necessidades deles.

Benefícios do marketing de relacionamento

Ao optar por uma estratégia de marketing de relacionamento as empresas estão buscando por mais resultados, obviamente, no entanto, também se acaba por atingir mais uma série de benefícios. Entre eles podemos citar:

Fidelização

A maior vantagem quando falamos em uma estratégia de marketing de relacionamento é a fidelização do cliente. Manter uma proximidade e identificação junto a ele fará que ele sempre procure a sua imobiliária na hora de fazer negócios.

Essa fidelização é o que garante a manutenção das receitas da empresa e permitem que haja um crescimento saudável do negócio. O setor imobiliário depende muito dos bons serviços para se manter em desenvolvimento em seu local de atuação.

Descontos no preço do imóvel

Uma das principais dificuldades dos corretores é buscar fazer com que o cliente enxergue que, muitas vezes, o seu imóvel não vale o que ele acha que vale. Isso porque é comum o vendedor cobrar um preço “sentimental” sobre o que ele considera seu lar.

Já para quem vai comprar, esse valor não existe e isso acaba por dificultar a venda. Estar próximo ao cliente facilita na hora de mostrar para ele o real valor de seu imóvel e conseguir descontos que podem ser cruciais para os resultados.

Valorização da marca

Como está a sua marca hoje? Quando se fala sobre imobiliárias, o seu negócio é o primeiro a ser lembrado no local onde atua? Ou, na verdade, as pessoas não lembram que a sua empresa existe.

Criar e manter um marketing de relacionamento com os clientes ajuda a enraizar a sua marca junto aos consumidores e faz com que eles se lembrem dela de forma positiva, gerando muito mais negócios.

Satisfação dos clientes

O marketing de relacionamento almeja a satisfação do cliente. Lembra do João do nosso exemplo na introdução deste post? O segredo do sucesso dele é muito simples, ele conhece os seus clientes.

Conhecer o consumidor faz com que você entenda aquilo que ele busca e compreenda todas as suas demandas de forma simples e rápida. Isso faz com que a experiência dele seja ótima e aumenta a fidelização junto a sua imobiliária pela sua satisfação em fazer negócios com você e sua equipe de corretores.

Como utilizar o marketing de relacionamento

Bom, agora que você já sabe o que é o marketing de relacionamento e quais os seus benefícios dentro de uma imobiliária, vamos para a parte prática. Como aplicar o marketing de relacionamento por meio de algumas dicas e como alcançar o mesmo sucesso que o João.

Clientes não são todos iguais

Cada consumidor é diferente do outro e o primeiro passo para uma estratégia de marketing de conteúdo é saber diferenciá-los muito bem. Existem basicamente três tipos de clientes. São eles:

Extraia informações do cliente

Como saber o que o cliente está buscando e quais seus objetivos? Muito simples: pergunte para ele. Muitos corretores não escutam aquilo que os clientes estão dizendo e isso acaba por minar um trabalho desde o começo.

É preciso dar atenção ao consumidor e entender realmente qual é a sua demanda. Buscar pelo máximo de informações e preferências do cliente também auxilia a prestar um atendimento personalizado. Ele gosta de sair? Faça um atendimento em um barzinho durante a happy hour, ele vai adorar!

Dê retorno ao proprietário

Quando o cliente confia a sua equipe a venda de seu imóvel, ele espera que você dê um retorno acerca da situação. Clientes interessados, visitas realizadas: afinal, em que pé está o negócio?

Esse costuma ser o calcanhar de Aquiles de muitas imobiliárias. Eles não dão nenhum tipo de informação ao proprietário e isso acaba sendo uma péssima experiência. Ele provavelmente não vai indicar uma empresa como essa para ninguém.

O ideal é estar sempre atualizando o seu cliente sobre o que está acontecendo no processo de venda, assim ele fará parte do processo de venda e estará seguro acerca do trabalho de sua equipe.

Esperamos que você tenha entendido, assim como o João há tempos já entendeu, o valor de manter um relacionamento com o cliente para melhorar os resultados de sua imobiliária.

Fonte: Mooving