|
Sequência didática |
Nesta sequência, serão abordadas algumas danças populares brasileiras. O objetivo é refletir com os alunos as características dessas danças, os elementos de sua história e sua permanência na contemporaneidade. Ao término, será proposta e desenvolvida uma atividade final de encenação de danças populares brasileiras.
Objetos de conhecimento |
Dança Contextos e práticas Processos de criação Música Contextos e práticas Artes Integradas Patrimônio cultural |
Competências específicas |
1. Explorar, conhecer, fruir e analisar criticamente práticas e produções artísticas e culturais do seu entorno social, dos povos indígenas, das comunidades tradicionais brasileiras e de diversas sociedades, em distintos tempos e espaços, para reconhecer a arte como um fenômeno cultural, histórico, social e sensível a diferentes contextos e dialogar com as diversidades. 3. Pesquisar e conhecer distintas matrizes estéticas e culturais – especialmente aquelas manifestas na arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira –, sua tradição e manifestações contemporâneas, reelaborando-as nas criações em Arte. 9. Analisar e valorizar o patrimônio artístico nacional e internacional, material e imaterial, com suas histórias e diferentes visões de mundo. |
Habilidades |
Dança (EF69AR09) Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas e grupos brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas. (EF69AR13) Investigar brincadeiras, jogos, danças coletivas e outras práticas de dança de diferentes matrizes estéticas e culturais como referência para a criação e a composição de danças autorais, individualmente e em grupo. (EF69AR14) Analisar e experimentar diferentes elementos (figurino, iluminação, cenário, trilha sonora etc.) e espaços (convencionais e não convencionais) para composição cênica e apresentação coreográfica. Música (EF69AR18) Reconhecer e apreciar o papel de músicos e grupos de música brasileiros e estrangeiros que contribuíram para o desenvolvimento de formas e gêneros musicais. (EF69AR19) Identificar e analisar diferentes estilos musicais, contextualizando-os no tempo e no espaço, de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética musical. Artes Integradas (EF69AR34) Analisar e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, e favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas. |
Objetivos de aprendizagem |
Compreender as características culturais das danças populares brasileiras. Analisar a permanência das danças populares brasileiras na contemporaneidade. Identificar o contexto social em que as danças populares brasileiras estão inseridas e foram desenvolvidas. |
Conteúdos |
Danças populares brasileiras Diversidade cultural Patrimônio cultural Música popular brasileira |
Projetor de imagem ou computador.
Filmadora, máquina fotográfica ou celular com câmera.
Figurino e adereços improvisados, de acordo com as apresentações escolhidas.
Quantidade de aulas: 4 aulas.
Para iniciar a aula, organizar os alunos em um semicírculo e introduzir o tema que será trabalhado ao longo desta sequência didática: danças populares brasileiras. Para isso, selecionar alguns exemplos de danças e explorá-las com os alunos, abordando seus aspectos, os elementos de sua história e o contexto sociocultural em que elas estão inseridas atualmente.
Entre as danças tradicionais brasileiras que podem ser abordadas durante a aula, estão:
o frevo: típico do carnaval de Pernambuco, é considerado tanto um estilo musical (sem letra) como uma dança de ritmo frenético, cujos passos apresentam performance acrobática, com saltos e rodopios. O figurino é composto de roupa colorida e sombrinha.
o forró: de origem nordestina, inicialmente misturava vários gêneros musicais e estilos de dança, como xote, xaxado, baião etc. Na contemporaneidade, o forró é também considerado um estilo musical.
o maracatu: dança religiosa brasileira de origem africana, realizada em homenagem a Nossa Senhora do Rosário; é acompanhada por música produzida por sons de tambores.
a catira: de origem desconhecida, é uma dança típica do centro-oeste brasileiro. A catira é desempenhada por homens que, estando uns de frente para os outros, batem palmas e sapateiam ao som de uma viola.
Ao longo dessa exposição, apresentar à turma, por meio de projetor ou cópias impressas, algumas imagens, previamente selecionadas, relacionadas às danças. Além disso, orientar os alunos a anotarem as informações mais importantes no Diário de Arte. Em seguida, expor algumas questões e reservar alguns minutos da aula para que os alunos debatam sobre elas, apresentando suas opiniões e seus conhecimentos a respeito das danças populares brasileiras.
1. Quais são as danças populares brasileiras que vocês conhecem?
Resposta pessoal. Espera-se que cada aluno indique ao menos uma dança popular brasileira que seja de seu conhecimento.
2. Como vocês tiveram conhecimento e acesso a essas danças?
Resposta pessoal. Espera-se que o aluno indique, por exemplo, se já assistiu a uma apresentação de dança presencialmente ou na televisão, se conhece alguém que pratica essas danças.
3. Vocês consideram essas danças importantes para a cultura brasileira? Por quê?
Resposta pessoal. Espera-se que os alunos se baseiem nas informações apresentadas durante a aula para responder a essa questão.
4. Vocês se identificam com alguma das danças apresentadas na aula? Justifique.
Resposta pessoal.
Ao iniciar a aula, apresentar aos alunos vídeos previamente selecionados sobre danças coletivas de diferentes matrizes estéticas, pertencentes à cultura popular brasileira. Podem-se apresentar algumas das danças tratadas na aula anterior. No entanto, procurar selecionar pelo menos uma dança típica de cada região do Brasil. Além disso, orientar os alunos a observarem os movimentos dos dançarinos, o figurino utilizado por eles e as trilhas sonoras presentes. Após as exibições, fazer uma breve discussão sobre os vídeos, procurando saber o que os alunos acharam a respeito das danças e dos demais tópicos observados.
Em seguida, organizar a turma em grupos. Explicar aos grupos que eles deverão escolher a dança tradicional brasileira que preferem para desenvolver uma apresentação. Essa apresentação deverá ter um tempo de duração preestabelecido para cada grupo. Antes, porém, orientar os alunos em uma pesquisa sobre a matriz estética e cultural da dança escolhida. Para isso, apresentar os seguintes itens que deverão ser contemplados na pesquisa:
Origem da dança.
Representação na cultura brasileira.
Figurino.
Aspecto da trilha sonora.
Durante o início do planejamento das apresentações, que deverá ser finalizado na próxima aula, orientar os alunos para que pensem em possibilidades de figurinos que não gerem gastos, utilizando e/ou reaproveitando materiais alternativos.
Nesta aula, a turma dará continuidade à atividade de planejamento das apresentações, confeccionando os figurinos e realizando os ensaios das danças que serão apresentadas. Dessa maneira, solicitar aos alunos que formem os mesmos grupos da aula anterior, para que deem continuidade à atividade.
Supervisionar os grupos nessa etapa, resolvendo dúvidas e dando sugestões para a organização das apresentações. Para facilitar esse trabalho, propor um espaço alternativo da escola, isto é, fora do ambiente da sala de aula, para que sejam realizados os ensaios. Na aula seguinte, ocorrerão as apresentações. Para isso, determinar com os alunos e a direção da escola onde poderão ocorrer as apresentações e qual será o público.
Nesta aula, ocorrerão as apresentações das danças pesquisadas e ensaiadas pelos alunos. Sugere-se que sejam feitos registros das apresentações (fotografias e/ou vídeos), os quais poderão ser usados para a montagem de um mural sobre o evento (no caso de fotografias) e servirão também para que os grupos se autoavaliem.
As danças e as músicas populares do Brasil refletem a riqueza cultural e artística do país, uma vez que são formas de expressão que se baseiam nos costumes de diferentes povos constituintes da nação brasileira. Uma parte significativa dessas danças era originalmente manifestação religiosa. O maracatu, por exemplo, passou por modificações e, com o tempo, tornou-se parte integrante da festa de carnaval.
Nesse sentido, refletir com a turma sobre a dinâmica que sofre a cultura, a qual não é estática e, portanto, está em constante modificação. Além disso, indicar que somos produtos e produtores de cultura.
De acordo com o desempenho da turma, decidir se será ou não necessário acrescentar mais uma aula destinada ao planejamento das apresentações a serem feitas pelos grupos, a fim de que eles tenham mais tempo para os ensaios e para a organização do figurino e da trilha sonora.
Pode-se também propor que a atividade final seja direcionada à apresentação de danças típicas da região em que os alunos vivem, valorizando a cultura local e aproximando a atividade escolar da vivência cotidiana da turma.