???

Sequência didática

Mostrar a arte: A arte como transformação

Nesta sequência, a proposta é elaborar um curta-metragem utilizando um celular ou uma máquina fotográfica e filmadora. O tema do curta-metragem é sobre questões que afetaram o convívio e o ambiente social durante os estudos do bimestre, e, para isso, os alunos deverão recorrer a todos os registros feitos durante esse período.

A BNCC na sala de aula

Objetos de conhecimento

Artes Visuais

Processos de criação

Artes Integradas

Contextos e práticas

Processos de criação

Arte e tecnologia

Competências específicas

2. Compreender as relações entre as linguagens da arte e suas práticas integradas, inclusive aquelas possibilitadas pelo uso das novas tecnologias de informação e comunicação, pelo cinema e pelo audiovisual, nas condições particulares de produção, na prática de cada linguagem e nas suas articulações.

5. Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.

7. Problematizar questões políticas, sociais, econômicas, científicas, tecnológicas e culturais, por meio de exercício, produções, intervenções e apresentações artísticas.

8. Desenvolver a autonomia, a crítica, a autoria e o trabalho coletivo e colaborativo nas artes.

Habilidades

Artes Visuais

(EF69AR06) Desenvolver processos de criação em artes visuais, com base em temas ou interesses artísticos, de modo individual, coletivo e colaborativo, fazendo uso de materiais, instrumentos e recursos convencionais, alternativos e digitais.

Artes Integradas

(EF69AR31) Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.

(EF69AR32) Analisar e explorar, em projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas.

(EF69AR35) Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável.

Objetivos de aprendizagem

Criar relações entre as linguagens artísticas.

Construir uma narrativa a partir de atividades desenvolvidas ao longo de um período de tempo.

Conhecer diferentes formas de produções audiovisuais.

Conteúdos

Audiovisual

Planejamento

Experimentação de materialidades

Processo de criação

Materiais e recursos

Aparelho para reprodução de imagem.

Aparelho para reprodução de som.

Câmera fotográfica ou celular com câmera fotográfica.

Câmera de filmagem ou celular com recurso de filmagem.

Desenvolvimento

Quantidade de aulas: 4 aulas.

Aula 1

Começar a aula realizando uma roda de conversa sobre todo o processo e as atividades desenvolvidas no bimestre, realizando uma amostragem dos registros feitos pelos alunos por meio de imagens e anotações. Pedir aos alunos que falem sobre os registros do Diário de Arte. Nesse bate-papo, é importante retomar com cuidado tudo o que foi proposto durante o bimestre, trazendo e resgatando na memória dos alunos os pontos marcantes e positivos de cada etapa. Após esse bate-papo, pedir que registrem no Diário de Arte tudo o que foi falado e que façam uma ilustração que represente os temas abordados. Estipular um tempo para esse registro ilustrativo, para dar tempo para uma pequena exposição.

Solicitar aos alunos que providenciem para a próxima aula todo o material contendo os registros (audiovisuais, fotográficos, entre outros) que foram utilizados durante a realização das atividades do bimestre, pois será utilizado para desenvolver a atividade da aula seguinte.

Aula 2

Preparar uma pequena mostra de curtas-metragens para que os alunos se sintam mais confiantes para desenvolverem as produções propostas. Apresentar os curtas que achar mais adequados; o ideal seja é que o vídeo não ultrapasse 5 minutos.

Dividir a turma em grupos e pedir que elaborem o roteiro para a montagem de um curta-metragem sobre os assuntos abordados no bimestre. É importante que fique claro aos grupos a função de cada um no trabalho; para isso, é necessário explicar aos alunos tudo o que envolve uma produção de um filme. Reforçar que, embora seja um processo amador, deve ter qualidade. Conversar com eles que as filmagens podem ser feitas por meio de depoimentos, animações, entre outros formatos, bem como a escolha de algumas músicas ou mesmo a criação de sonoridades podem servir de trilha para o trabalho final.

Após toda a explicação, fazer algumas experiências simples com pequenas gravações de depoimentos dos alunos. Propor para um aluno filmar o outro falando coisas como o nome, onde nasceu, o que mais gosta de fazer. Depois, exibir a gravação para que eles se vejam e observem o resultado desse tipo de produção.

Aula 3

Após as experiências e a troca de ideias e informações, nesta aula, os alunos produzirão o curta-metragem sobre o que significaram as atividades desenvolvidas por eles durante o bimestre. Verificar as possibilidades de eles selecionarem as imagens e fazerem as edições acrescentando textos, músicas e falas, quando necessário, lembrando que o curta-metragem não deve ultrapassar o tempo estipulado, que é de 5 minutos.

Aula 4

Organizar a apresentação dos curtas para os demais alunos da escola em uma grande sessão de cinema. Após as apresentações, fazer um debate para os alunos exporem suas impressões sobre os documentários. Para que essa atividade ocorra, é necessário haver um espaço adequado para a projeção dos vídeos e a colaboração dos demais professores. Caso não haja um espaço adequado, utilizar a própria sala de aula e organizar pequenas sessões para apresentar o trabalho aos demais alunos da escola. Caso a escola e os alunos não disponham de recursos tecnológicos, propõe-se fazer todo o processo utilizando recursos, como uma apresentação teatral, uma grande maquete ou um seminário explicando e mostrando todo o processo desenvolvido no bimestre. O importante é usar a criatividade, pois esta etapa da sequência é fundamental para resgatarem todo o aprendizado e as habilidades desenvolvidas no bimestre.

Para trabalhar dúvidas

Certificar-se de que os alunos sabem a diferença entre curta, média e longa-metragem. Segundo a Agência Nacional do Cinema (Ancine), curta-metragem é uma produção audiovisual com duração igual ou inferior a 15 minutos; média-metragem tem duração entre 15 e 70 minutos; e longa-metragem tem duração superior a 70 minutos. Mostrar alguns exemplos por meio de imagens ou citar alguns filmes ou documentários que tenham essa duração, de preferência que os alunos conheçam.

Ampliação

Pesquisar festivais de curta-metragem para amadores e exibir aos alunos as produções premiadas, para que percebam a importância do trabalho que realizaram e as possibilidades de participarem de um festival.